Case de Sucesso

Conheça

Capacitação da área de Inteligência Competitiva

Servier é uma empresa farmacêutica francesa de propriedade privada, especializada em medicamentos para cardiologia e reumatologia, bem como para diabetes e depressão. Fundada em 1954, é o primeiro grupo farmacêutico francês independente. Está presente em 140 países, possui mais de 20000 colaboradores, destes, 3000 em P&D.

Para atender a missão da empresa e garantir excelência em seus projetos, a Servier contratou a BI do Brasil para capacitar o time da área de Inteligência Competitiva na solução Microsoft SSAS – SQL Server Analysis Services e em DAX Avançado.

De acordo com o gerente Cosme Nizzo, a área de Inteligência Competitiva no Brasil atua vinculada a Diretoria local de operações e colabora com as outras subsidiárias na troca de experiência em especial com as da América Latina. A equipe é totalmente multidisciplinar, sendo composta por pessoas com formação em TI, Marketing, Administração, Farmácia. A missão do time é fornecer insights analíticos que impactem positivamente nos resultados da companhia através dos dados internos e externos. Eles atuam em extrema parceria com a área de TI, visto que são um dos seus principais clientes internos.

Nizzo completa: “Estamos migrando as nossas soluções para PowerBI e iniciamos projetos junto a Matriz de Data Science buscando aumentar o engajamento com os nossos clientes. Desta forma o nosso objetivo é qualificar ao máximo o nosso time. Reconhecemos a expertise da BI do Brasil, a qualidade técnica e a experiência dos consultores e temos escolhido a BI para qualificar o nosso time. Os resultados até o momento tem sido acima de nossas expectativas.”

Hospital de Clínicas de Porto Alegre ganha mais agilidade com BI da Microsoft

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o maior da capital gaúcha, migrou seu repositório de dados e sistema de Business Intelligence (BI) para o Microsoft SQL Server 2014, configurando três novos servidores para suportar banco de dados, analytics e SharePoint e, dessa forma, reduziu os jobs de extração, transformação e carga de dados (ETL) em 80%. No novo ambiente, cargas de dados que levavam mais de três horas, agora são finalizadas em menos de uma hora, beneficiando a entrega de informações e a tomada de decisão de 400 gestores, entre diretores e coordenadores.

A ferramenta da Microsoft reúne no sistema de Business Intelligence informações de diversos setores, como área assistencial, tempo de permanência do paciente, entrada e saída no hospital, emergência, internação, ambulatório, centro cirúrgico, entre outros setores vitais para o hospital.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre mantém um contrato de serviços Microsoft desde 2000, e a adoção do SQL Server 2014 representa um passo importante num momento de maior demanda por capacidade computacional. Devido à alta complexidade do ambiente, os parceiros da Microsoft foram essenciais para otimizar a migração do projeto, que inicialmente estava planejada para um ano. A Interop realizou o serviço de consultoria para o HCPA, e a BI do Brasil ofereceu coaching técnico e mentoring, reduzindo o tempo de entrega para três meses – uma diminuição de 75%.

Leia a matéria completa aqui

Solução de Data Analytics para Varejo

A equipe de consultores da BI do Brasil realizou a implantação de uma solução completa de Data Analytics na ibyte* – empresa referência de varejo, especializada em tecnologia e informática. A missão do time da BI era apoiar a área de Business Intelligence na jornada de amadurecimento do processo de tomada de decisões baseada em dados (Data-Driven Decisions).

A solução solicitada deveria apresentar indicadores consolidados para todas as áreas e implementar métricas até então contabilizadas manualmente via fórmulas e planilhas do excel de forma automatizada e segura a fim de evitar uma possível manipulação dos dados. Além disso o projeto deveria assegurar um ambiente seguro, íntegro, com performance e Sistema de tolerância a falhas. Plano de disaster recovery para rápida recuperação em caso de desastres e mentoring da equipe técnica.

Realizamos a automatização da carga e disponibilização das informações de Business Intelligence relacionadas aos diversos processos de negócios: financeiro, comercial e serviços. Foi efetuada a criação das medidas e gráficos relacionados à média diária de faturamento, meta diária de faturamento, previsão de fechamento, projeção de faturamento, evolução Projeção diária, comparativo, ticket médio entre outros indicadores de finanças. Além disso, implementamos diferentes visões dos dados para diversos públicos com diferentes direitos de acesso (filial, regional, total).

Leia a matéria completa aqui