Funcionário trabalhando com Power BI

Power BI: entenda porque você deve se especializar nessa área agora!

Power BI é o serviço de análise de negócios self service desenvolvido pela Microsoft. Com ele, é possível visualizar informações, compartilhar insights e se conectar a múltiplas fontes de dados. São mais de 60 integrações, que permitem que você alimente o software com dados armazenados em uma porção de ferramentas.

Power BI nos ajuda a visualizar dados de uma forma única, permitindo que sejam tomadas decisões informadas rapidamente. O recurso, que funciona tanto em computadores quanto em outros dispositivos, como celulares e tablets, simplifica a rotina de trabalho dentro das empresas e, por isso, é uma das opções mais adotadas pelo mercado.

No artigo de hoje, vamos mostrar um pouco mais sobre o Power BI e por que você deveria considerar uma especialização nessa área. Confira!

O que é Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de análise de dados baseada na nuvem, que pode ser usada tanto para criar relatórios quanto para visualizar tendências. O Power BI incorpora várias funcionalidades que o tornam mais amigável para os usuários, mas que não limitam a atuação dos profissionais mais avançados em BI. O recurso é maduro e poderoso o suficiente para ser utilizado por grandes empresas e oferece um custo-benefício vantajoso também para os pequenos negócios.

Uma das particularidades do Power BI é que ele é dividido em componentes. Esses componentes são atualizados periodicamente pela Microsoft de forma isolada e podem ser combinados de acordo com as necessidades do cliente para uma demanda específica. Em sua versão completa, o Power BI Desktop traz todos esses componentes para um só lugar, mas é possível utilizá-los individualmente, dentro do Excel, por exemplo.

Conheça nossos cursos

Quais são os componentes do Power BI?

As características que mencionamos anteriormente ajudam a explicar por que o Power BI é uma das melhores opções para quem quer começar a lidar com Business Intelligence. Mas como funcionam cada um daqueles componentes que citamos? Abaixo, você entende a aplicação deles.

Power query

O Power BI tem seis componentes. O Data Query é o responsável pela transformação de dados. Ele pode ser adicionado às suas planilhas do Excel, ou usado como parte do Power BI Desktop. Com ele, dá para extrair dados de muitas fontes diferentes, como servidores SQL e ferramentas como o Oracle, além de arquivos CVC, de texto e Excel.

Power pivot

Power Pivot é o componente do Power BI especializado em modelar dados. Ele usa uma linguagem funcional conhecida como DAX (Data Analysis eXpression) para medir e calcular colunas de dados.

Power view

O Power View, por sua vez, é o componente do recurso da Microsoft responsável pela visualização de dados. Ele permite que informações sejam consumidas de maneira interativa e dá acesso às fontes de dados que foram utilizadas.

O Power View tem ferramentas para recortar dados, destacar parte deles e entender o relacionamento entre um e outro. Ele também conta com muitos tipos de gráficos diferentes para visualizar dados.

Power map

O Power Map funciona, exclusivamente, na visualização de dados geoespaciais em 3D. Ele utiliza as informações que alimentam o sistema para renderizar modelos que nos permitem visualizar informação em mais uma dimensão e funciona junto ao Bing maps para ajudá-lo a visualizar dados como latitude e longitude ou estado, cidade e país.

Power Q&A

O Power Q&A, do inglês perguntas (questions) e respostas (answers), é um recurso que utiliza a linguagem natural para oferecer respostas às perguntas de um usuário, baseado nos modelos de dados integrados ao Power BI. Com ele, é possível, por exemplo, digitar coisas como: “quantos gols Cristiano Ronaldo fez em 2014?” e obter uma resposta precisa para essa questão.

O Power Q&A funciona lado a lado com o Power View para criar automaticamente as visualizações de dados que respondem às demandas dos usuários.

Power BI Desktop

O Power BI Desktop é, de todos os componentes citados até agora, o mais recente. Ele foi criado para unir, holisticamente, os componentes Power Query, Power Pivot e Power View.

Com Power BI Desktop, é possível ter acesso a todos esses recursos em um só lugar, o que os transforma em uma solução única.

Além de todos esses componentes, devemos mencionar que o Power BI tem aplicativos mobile para Android e iOS. Esses apps podem ser considerados também como componentes e integram visualizações interativas dos painéis e relatórios que se encontram no Power BI, permitindo que eles sejam facilmente compartilhados com os membros de uma equipe.

É possível usar as ferramentas do Power BI gratuitamente, apenas criando uma conta em powerbi.microsoft.com ou fazendo o download dos componentes que deseja conhecer melhor. Na versão paga, a Microsoft oferece recursos exclusivos como o Power BI Pro, com mais funcionalidades e limites de dados maiores, dependendo do plano escolhido.

Por que estudar Power BI?

O Business Intelligence, além de estar associado com melhorias nos processos de negócios, automação e agilidade, é um dos principais conhecimentos que devem ser dominados pelo profissional do futuro. A disciplina tem impulsionado o crescimento tecnológico e, apenas em 2017, movimentou US$ 38 bi no Brasil.

Quem pretende mudar de área deve saber que o mercado está longe da saturação. Muitas empresas querem usar o BI, mas ainda não encontraram profissionais capazes de lidar com os softwares e as demandas que têm. Mais do que nunca, capacitação será fundamental para assumir essas funções e beneficiar-se, verdadeiramente, da explosão de popularidade do Business Intelligence.

Nos próximos anos, as perspectivas nessa área são inigualáveis. O BI continua a crescer, alimentado por tecnologias que permitem melhorias no processamento de dados, como Big Data e Analytics. Quem se especializar no assunto terá uma porção de oportunidades de trabalho pela frente.

O Power BI, com suas mais de 60 integrações, é o conjunto de ferramentas de Business Intelligence certo para quem quer começar a entender do assunto. Já em 2016, o recurso da Microsoft contava com mais de cinco milhões de assinantes, e o número de pessoas que migraram das planilhas para o Power BI continuou crescendo nos últimos anos. A popularidade do software é uma boa notícia: é mais fácil encontrar material de estudos e cursos especializados que o ajudarão a dominar completamente o assunto.

E aí, pronto para começar a se especializar em Power BI? Conheça nossas formações Microsoft!

Conheça nossos cursos