Entenda a importância do Data Analytics para seu negócio

Data Analytics é um campo da área de tecnologia que se dedica à análise e à ciência de dados. Se o Business Intelligence é hoje visto apenas como ferramenta, na prática as coisas funcionam de maneira bem diferente. Para gerar inteligência é preciso dispor de dados nos sistemas do negócio e o que utilizamos para mediar a administração dos dados é justamente o Business Analytics.

Não faz muito tempo que Business Intelligence, como viemos a conhecer, era um processo manual, oneroso e feito com auxílio apenas das planilhas de papel. A análise de dados nos deu a possibilidade de confiar e escalar essa solução e trouxe outros tantos benefícios para as empresas. É sobre eles que falaremos hoje.

Entenda a importância da análise de dados para uma empresa

Os dados são ferramentas de negócios fundamentais. Eles permitem que, em um ambiente cada vez mais competitivo, consigamos tomar decisões precisas e eficientes sem perder muito tempo e nos norteemos em informações para fazer com que essas decisões sejam as melhores possíveis para o negócio.

O Data Analytics surgiu em 1890 quando, para aumentar a eficiência do recenseamento feito nos Estados Unidos, Herman Hollerith inventou a máquina de tabular. Ela era capaz de processar e gravar em cartões perfurados informações que poderiam ser posteriormente analisadas com menos erros. Graças à invenção, o Censo de 1890 não apenas foi um sucesso, mas terminou dezoito meses antes do previsto e custou muito menos para os cofres públicos.

Desde então, o Data Analytics avançou e foi se aperfeiçoando até tornar-se um dos aspectos mais importantes da nossa forma de fazer negócios. Atualmente, ele permite integrar todos os dados que constam no seu sistema de maneira a fazer com que eles sejam úteis no processo decisório e onerem menos a organização podendo ser acessados, processados e convertidos em inteligência com alguns cliques.

Essa revolução foi o suficiente para que ferramentas, como o Business Intelligence, citado na introdução deste artigo, ficassem ainda melhores. Mas esses não foram os únicos benefícios que o Data Analytics trouxe para as empresas.

Conheça o Data Analytics

Hoje, o Data Analytics é a principal força por detrás do Big Data, ajudando empresas de tamanhos e segmentos diferentes a lidarem com as suas demandas de dados. A ferramenta fornece apoio estratégico para a melhoria dos processos, obtenção de insights, análise de comportamento dos consumidores e mensuração de expectativas de forma a fazer com que os negócios sejam mais precisos e consigam antecipar informações que os coloquem à frente da concorrência.

Por que isso é importante? Confira, no tópico a seguir, alguns benefícios que o Data Analytics traz para as empresas.

Veja 7 benefícios do uso do Data Analytics para uma empresa

Os dados a que temos acesso na atualidade facilitam a tomada de decisões, ajudam as organizações a atingirem suas metas e criam oportunidades para que as empresas obtenham dados ainda melhores e mais eficientes do que os acessados por seus concorrentes. Veja agora mesmo alguns dos benefícios de sua utilização.

1. Suporte para a tomada de decisões

Um dos pontos mais positivos sobre o Data Analytics é acompanhar como essa tecnologia dá suporte à tomada de decisões. Por maximizar o acesso aos dados de um empreendimento, ele faz com que possamos analisá-los não apenas em casos individuais e nivelemos o conhecimento obtido para gerar soluções personalizadas e lucrativas para os negócios.

2. Abordagem holística

Uma abordagem holística tende a trazer melhores retornos para o negócio e é mais simples de se conquistar com Data Analytics. O recurso nos ajuda a não sermos influenciados por dados A ou B e a observar todo o contexto envolvido na tomada de decisões, respeitando como fatores socioeconômicos, ou até mesmo a planta da empresa, influenciam nos seus resultados.

3. Otimização das vendas

O Data Analytics é uma forma de fazer com que o varejo seja mais eficiente e empresas consigam vender mais. Esse foi o caso da aplicação da tecnologia na ibyte. Uma jornada de amadurecimento de processos que envolvia a tomada de decisões apoiada em dados ajudou essa organização a acompanhar KPIs e implementar métricas automatizadas para garantir a integridade dos dados.

O resultado? Agilidade na disposição de informações, análise dos dados da empresa em tempo real e mais controle sobre as variáveis que influenciam o número de vendas no varejo.

4. Melhora no ROI

O Data Analytics nos permite entender melhor o que estamos fazendo e otimiza o ROI das organizações. Por compilar tantos dados na tomada de decisões, ele maximiza a chance de sucesso e faz com que todos os investimentos feitos na organização tenham mais chances de ser bem-sucedidos.

5. Fluxos de trabalho eficientes

Data Analytics também influencia fluxos de trabalho. Em organizações grandes, como hospitais, a ferramenta uniformiza como lidamos com dados e, graças a isso, permite que alocar recursos seja uma tarefa mais fácil para a gestão.

6. Agilidade com Data Analytics

No caso do Hospital das Clínicas, foi a agilidade no trato de dados a maior impactada com o Analytics. Eles migraram seus repositórios e sistema de BI para o Microsoft SQL Server e, como resultado, puderam passar a extrair dados de seus sistemas mais rapidamente (diminuindo o tempo de uma tarefa de carga de dados, por exemplo, de três horas para menos de uma).

O ganho de agilidade fez com que os vários setores do Hospital pudessem trabalhar com mais integração e eficiência e, só no período entre 2014 e 2015, as consultas no estabelecimento subiram de 590.306 para 601.372.

7. Novas oportunidades de negócio

O Data Analytics também influencia na geração de mais oportunidades de negócios, porque ele oferece também insights sobre o mercado e consumidores e ajuda a gerar dados que não são valiosos apenas para a sua empresa, mas podem diferenciar o trabalho de parceiros. Esses conhecimentos podem se tornar um produto ou ajudá-lo a desenvolver novos, que trarão mais lucratividade para a organização.

Saiba as diferenças entre Data Science e Data Analytics

Por último, já se pegou pensando nas diferenças entre Data Science e Data Analytics ao ouvir ambos os termos? A confusão quanto ao relacionamento dos dois é comum, mas não deveria existir. Profissionais de Data Science e Data Analytics são ambos especialistas em dados, mas utilizam uma abordagem diferente para lidar com eles.

Enquanto o profissional de Data Science precisa conhecer amplamente ferramentas estatísticas, recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning, a fim de conduzir a análise preditiva, aqueles que fazem carreira em Data Analytics não. É que os segundos utilizam os dados como indicadores e não se concentram em antecipar o futuro, mas em tomar decisões agora.

Data Analytics é um tema importante para os negócios, porque permite que não fiquemos confinados às planilhas para explicar o que acontece na empresa. Dashboards e outras ferramentas de visualização nos permitem obter uma visualização de dados mais criteriosa e interagir melhor com as informações de que dispomos, a fim de automatizar a tomada de decisões e aumentar a eficiência das organizações, por exemplo.

Por isso, é relevante para os empreendimentos investir e apostar no Data Analytics a fim de se otimizar o uso de dados no relacionamento com clientes e parceiros e também na hora de conquistar resultados. Gostou de conhecer melhor a importância dele? Fale com a BI do Brasil agora mesmo e descubra como o Data Analytics pode ajudar a sua empresa em particular!

LEAVE A COMMENT


Fatal error: Call to undefined function blanaceTags() in /home/bidobrasil/www/wp-content/themes/studentwp/includes/library/functions.php on line 569