Como um curso de ensino a distância ajuda no sucesso da carreira?

Investir na carreira e buscar capacitação é fundamental para quem quer mudar de área, ser promovido e reconhecido como um profissional diferenciado. Concorrendo com essa vontade de crescer profissionalmente, no entanto, estão fatores como mobilidade urbana, qualidade de vida, redes sociais, amigos e família.

Por conta disso, há alguns anos o ensino a distância vem tomando lugar no planejamento de quem precisa estudar, mas não gostaria de gastar mais tempo com logística do que aprendendo. Você já pensou nisso? Confira o post que preparamos e saiba como um curso a distância pode ajudar em sua carreira!

Por que escolher o ensino a distância?

Horas gastas com locomoção: está aí um fator que representa grande desperdício quando o assunto é estudar. Seja de transporte coletivo, como ônibus ou metrô, seja de carro, a mobilidade urbana no Brasil não é tão boa e por vezes pode comprometer a escolha de um curso de capacitação.

Além disso, a flexibilidade de horário é outro fator muito relevante. Afinal, os horários de trabalho são variados, assim como os momentos do dia mais produtivos, que são diferentes entre uma e outra pessoa.

Por essa razão, a escolha do ensino a distância tem sido cada vez maior, assim como as ofertas. Atualmente são oferecidos cursos de vários tipos na modalidade, desde cursos de extensão, graduação, especializações, idiomas e treinamentos corporativos até MBA, sobre os mais diversos temas. Incluindo os mais modernos como Data Analytics e Data Science.

Ah, e vale salientar que as pessoas que procuram o ensino a distância precisam ter disciplina e ser um agente ativo na busca pelo conhecimento. Enquanto no estudo presencial, via de regra, há o professor instigando o estudo e o uso dos materiais, na modalidade a distância é você quem vai determinar quando e como estudar.

E essa é uma das vantagens da modalidade, mas o aluno precisa prestar atenção para o “tiro não sair pela culatra”.

E é por isso que, apesar de muito difundido, muitas pessoas ainda têm receio de não conseguir ter um aprendizado efetivo e ficam em dúvida se de fato o ensino a distância é uma boa opção.

Ensino a distância: como ter sucesso nessa escolha?

Com a internet, muitas informações são geradas e a velocidade com que novas ferramentas surgem acabam tornando muito difícil acompanhar a evolução de tecnologias e tendências. Para não ficar para trás, é preciso encontrar uma forma de adquirir esse conhecimento e, como já falamos, o ensino a distância é uma ótima alternativa.

Mas para de fato atingir seus objetivos ao estudar nessa modalidade, existem armadilhas das quais você precisa fugir. Por isso, confira abaixo quatro dicas valiosas para quem vai fazer um curso a distância.

1. Evite a procrastinação

Você já ouviu falar na síndrome do estudante? Essa expressão representa bem a questão da procrastinação, quando deixamos para depois algo que poderia — e deveria — ser feito imediatamente.

No caso do ensino a distância, como você é o agente ativo e não há ninguém ao seu lado fazendo cobranças, essa vontade de deixar para estudar ou fazer as atividades mais tarde pode aparecer. E você precisa estar atento para fugir dela, sob pena de não ter o tempo e a tranquilidade necessária para absorver o conhecimento.

2. Se organize e mantenha o foco

Para garantir que você aproveite ao máximo todos os recursos oferecidos no ensino a distância, além de ajudar a evitar a procrastinação, se planejar e organizar seu tempo é essencial.

Por isso, você precisa entender sua rotina, a agenda do curso escolhido e planejar os melhores dias e horários para estudar. Avalie os horários e dias em que você tem mais disposição e tempo e feche sua agenda para essas atividades.

No quesito organização, escolher um lugar adequado também é fundamental. Se for no escritório, é bom optar por um lugar sem barulho ou fluxo de pessoas. Se for na sua casa, também, além é claro de evitar que rádios ou televisores tirem sua atenção.

E por falar em atenção, fuja das distrações das redes sociais. Elas são ótimas, mas tiram o foco dos estudos e, para ser mais produtivo, é importante que você esteja dedicado ao estudo naquela hora escolhida para isso.

3. Estude os materiais oferecidos e no caso de dúvidas, pergunte

Faça uso de todos os materiais oferecidos, mesmo que você ache que já conhece o que tem lá. Para evoluir, você precisa passar por todas as etapas de aprendizagem propostas pelo curso a distância que estiver fazendo. Então não seja impaciente, nem desperdice os materiais disponíveis, fazendo sua leitura e os exercícios ou atividades propostas no programa.

E se tiver dúvidas, não hesite, pergunte! Você pode acessar os professores, outros alunos e participar dos fóruns e grupos de estudos virtual. Lembre-se que o ensino a distância não implica em isolamento, ele oferece todos os recursos necessários para consolidar sua aprendizagem.

4. Desenvolva seu network

Falando em isolamento, você deve fugir dele também. Se engana quem pensa que ensino a distância implica em solidão. Pelo contrário, essa modalidade oferece inúmeras formas e oportunidades de se manter em contato com outros alunos e assim desenvolver seu network. Aliás, pela abrangência, o ensino a distância pode até aumentar o número de pessoas com quem se relacionar, comparando com o presencial.

Então mantenha contato com alunos, tutores e professores no ambiente de aprendizagem, em chats, por e-mail, entre outros, e compartilhe além das dúvidas, suas ideias e conquistas.

Quais as vantagens do ensino a distância?

O Censo EAD.BR, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) mostrou que as ofertas de ensino a distância cresceram 51% nas instituições privadas brasileiras de 2011 a 2015. E que, para 2017, 31% de 341 instituições entrevistadas planejavam aumentar seus investimentos em formações totalmente online.

Isso para responder à demanda cada vez maior pela modalidade. E essa procura se justifica por fatores como custo, que tende a ser mais baixo que o dos cursos tradicionais, além da flexibilidade oferecida.

Mas as vantagens do ensino a distância não param por aí. Veja o que mais você vai obter ao optar por esse modo de aprendizagem:

  • facilidade de acesso mesmo às entidades mais distantes;

  • quebra da barreira geográfica, o que aumenta as opções de cursos;

  • economia de tempo com deslocamento;

  • possibilidade de maior equilíbrio entre estudos, trabalho e vida social;

  • grande aceitação no mercado de trabalho;

  • acesso rápido a cursos complementares à sua formação;

  • possibilidade de ditar o ritmo dos seus estudos.

Quer ter sucesso na carreira, mas está difícil incluir os estudos na sua rotina? O ensino a distância pode ser a solução!

Se você gostou do post, siga-nos redes sociais — LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram — e não perca as informações preciosas que temos para você.

LEAVE A COMMENT


Fatal error: Call to undefined function blanaceTags() in /home/bidobrasil/www/wp-content/themes/studentwp/includes/library/functions.php on line 569