Como o BI pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva?

Há mais de dez anos, o termo Business Intelligence (BI) é bastante conhecido no mundo corporativo. Essa tecnologia veio para suprir a necessidade dos empresários de analisar melhor o seu negócio e, com base em indicadores, tomar decisões mais certeiras. O BI também ajuda a manter todos os colaboradores “na mesma página”, já que padroniza os conceitos e métricas da empresa.

Continue a leitura e entenda melhor como o BI pode ajudar a tornar sua empresa mais competitiva.

O que é BI?

BI é um processo que envolve coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações de um negócio para identificar gargalos ou novas oportunidades. Por meio de painéis, o software de BI dispõe de informações fáceis de interpretar, mesmo sendo originadas de um grande volume de dados.

Sua empresa define quais aspectos do negócio devem ser analisados no BI, aponta indicadores e métricas e os dados são trazidos dos seus sistemas de gestão, como um ERP ou CRM, ou até do mercado. Essa mescla de dados internos e externos é capaz de fornecer visões muito ricas sobre o negócio, o que permite a criação de estratégias baseadas nesses dados.

No final do ano passado, a revista CIO publicou uma matéria em que foram apresentadas as principais tendências de BI para 2018. As informações, apresentadas por Eduardo Schvinger, diretor da Tableau Brasil, apontaram como tendências mais relevantes:

  • acompanhar as novidades da inteligência artificial e do uso da linguagem natural (NLP);
  • direcionar a governança de dados para contribuições coletivas;
  • continuar debatendo sobre múltiplas nuvens;
  • crescimento do papel do Chief Data Officer e do engenheiro de dados;
  • fazer uso da Internet das Coisas em prol do BI;
  • aumentar a segurança dos dados;
  • impacto das artes liberais no setor da análise de dados;
  • aumento da procura por ciências e análise de dados nas universidades.

Sua empresa tem informações valiosas para traçar estratégias e tomar decisões mais acertadas, mas não consegue usá-las? A resposta pode estar em uma solução de BI.

Como implementar um sistema de BI?

Para implementar um sistema de BI e fazer bom uso dele, é importante entender que será necessário passar por etapas, além da instalação do software, para garantir sucesso na implementação da solução.

Mobilizar a alta gestão

É muito importante que a alta gestão na sua empresa entenda as vantagens do BI para que incentive seu uso por parte dos times. Afinal, as regras de negócio de cada área, em alinhamento com todos, serão utilizadas para definir a análises que serão extraídas da solução. E todos precisam entender e fazer uso do BI na sua gestão.

Identificar os objetivos da empresa

Antes mesmo de mapear os dados que serão trazidos para o BI, é necessário listar as perguntas que deverão ser respondidas por ele. Cada gestor ou cada área poderá ter as suas. Por meio de entrevistas, por exemplo, essas necessidades são identificadas e registradas em uma espécie de matriz, com a relação completa das necessidades da organização.

Mapear as fontes dos dados

Sabendo as respostas que se espera, é chegada a hora de descobrir se os dados necessários para encontrá-las existem ou não. Além de como e onde estão disponíveis. Essas informações podem estar em planilhas, banco do ERP, sistemas em nuvem, entre outros. Caso não existam dados para determinada necessidade, caberá uma reavaliação sobre ela para que se busque alternativas.

Implementação da solução BI: identificadas as necessidades e as fontes de dados, é hora de escolher o BI certo para sua empresa e implantá-lo. Nessa etapa, você deverá conhecer as soluções de BI disponíveis no mercado, que contemplem as necessidades da sua empresa. É importante atentar para soluções modernas, em nuvem, com interface intuitiva e fácil de utilizar.

Disponibilizar o BI para os usuários da empresa

Implementada a solução com os dados, visões e indicadores definidos, chega o momento de disponibilizar a solução para ser utilizada por todos os gestores e demais usuários do sistema.

Vale a pena passar por um processo de capacitação para uso correto da informação, além de definir níveis de permissão de cada um, de acordo com a atividade que cada colaborador exercerá no BI.

Dá para perceber que, para tomar decisões baseadas em dados, não basta ter tecnologia de software. É preciso pensar seu negócio, envolver as áreas e mapear que perguntas sua empresa espera responder com o uso do BI.

Quais as vantagens do BI para o seu negócio?

Todas as empresas precisam se basear em dados para tomar decisões que sustentem o negócio. Quem não os tem, corre sérios riscos. Ao utilizar BI no seu negócio, você obtém vantagem competitiva frente aos concorrentes. Com a consolidação dos principais indicadores da sua empresa no BI, você já poderá estabelecer novas correlações entre os dados, com análises inteligentes sobre os negócios.

Ao trilhar esse caminho, sua empresa obtém benefícios, como:

  • sair na frente do mercado ao analisar dados e tomar decisões com base no que acontece dentro e fora da empresa;
  • perceber gargalos no seu negócio que os relatórios dos sistemas de gestão não conseguem mostrar, como resultados insatisfatórios em determinada oferta;
  • melhorar a experiência do cliente, pois você poderá entender pontos que precisam ser melhorados no atendimento ou vendas, para fidelizar seus compradores;
  • promover reuniões de gestão mais produtivas, com todos falando a mesma língua e com informações reais do negócio e das áreas para direcionar as conversas;
  • possibilidade de prever demandas, com base no comportamento de consumo analisado;
  • oferecer aos colaboradores um fator de motivação na busca de resultados, com base nos indicadores do BI.

As empresas têm dados valiosos que precisam ser utilizados para direcionar as melhores estratégias. Quem já faz uso deles, certamente está criando diferenciais competitivos frente aos concorrentes. Basta organizar processos e escolher a solução certa para orientar o seu negócio. É aí que a solução de BI se encaixa: uma ferramenta que usa de inteligência e de tecnologia para extrair o melhor dos seus dados!

Siga nossas páginas no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram para descobrir tudo sobre BI e como ele pode ajudar sua empresa a encontrar diferenciais competitivos!

LEAVE A COMMENT


Fatal error: Call to undefined function blanaceTags() in /home/bidobrasil/www/wp-content/themes/studentwp/includes/library/functions.php on line 569